ACÚMULO DE FUNÇÕES

O acúmulo de função até pode parecer algo corriqueiro para muitas pessoas e, também, para as mais diversificadas empresas. Acontece que o excesso e o descontrole desse tipo de situação pode se configurar em algo prejudicial para os indivíduos e para a organização, como um tudo.

É por isso que o seu departamento de recursos humanos, em trabalho coletivo com a gestão, precisa ficar de olho nas atividades desenvolvidas por cada colaborador. Com isso, evitam-se problemas que podem chegar às penalizações conforme as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


O que é acúmulo de função?

Acúmulo de função é o que acontece quando um funcionário soma mais atividades e responsabilidades do que aquelas que competem ao seu cargo. E, também, o excesso que não havia sido previamente discutido e acordado antes da assinatura do contrato de trabalho.

Mas o que é função, em primeiro lugar? Simplesmente, as atividades pertinentes à posição que você ocupa dentro da empresa. Essa definição, inclusive, é baseada no conjunto de circunstâncias que envolvem um cargo em particular, como:

  • Direitos;
  • Deveres;
  • Atribuições;
  • Responsabilidades.

Só que, esses pontos acima, devem ser estabelecidos por meio de um acordo trabalhista específico ou do já citado contrato trabalhista. Cada uma dessas questões devem estar acordadas no documento usado para firmar a parceria de trabalho para que não restem dúvidas sobre os direitos, deveres e responsabilidades do profissional.

Dessa maneira, o acúmulo de funções está em aspectos que se estendam além dessas previsões. Imagine, por exemplo, que compete a um designer o trabalho com a identidade visual de uma empresa, mas dificilmente caberia, entre as suas funções, o trabalho de gerir todo o departamento de comunicação e marketing da instituição. Afinal de contas, seria muito difícil que essa função coubesse aos designers em qualquer contrato de trabalho.

Só que, apesar do exemplo exagerado anterior, o acúmulo de função muitas vezes acontece de maneira mais branda.. E de forma tão corriqueira que as pessoas se acostumam a esses excessos, tornando-os comuns no dia a dia.